Home Page
Perspectiva Geral
Controlos Básicos
Controlos Avançados
Controlos Especiais
Aprimoramento de Imagens
Glossário
Como…
Clique o tópico que deseja aprofundar.
Guardar uma imagem digitalizada num ficheiro
Utilização do perfil em MagicMatch
Utilização do tabuleiro lateral ou o suporte de molduras/Suporte de Filmes Negativos
Execução de uma digitalização múltipla ou de uma digitalização em lote?
Digitalização de uma imagem CMYK
Digitalização de uma imagem negativa
Guardar e carregar definições de imagem
Prova do resultado da digitalização da imagem
Remoção de tinta de uma imagem digitalizada
Definição do ponto Destaque/Sombra
Guardar uma imagem digitalizada num ficheiro
Existem três maneiras de guardar uma imagem digitalizada num ficheiro,
- Se iniciar o MagicScan através de um software de aplicação, após fazer clique sobre o botão DIGITALIZAR para executar uma digitalização final, a imagem digitalizada será apresentada no software de aplicação actual. Pode modificar directamente a imagem digitalizada antes de a guardar. Para guardar a imagem digitalizada modificada, consulte o manual do utilizador do software de aplicação acerca da forma como guardar ficheiros de imagens.
- Para iniciar o Magic Scan, faça um duplo clique sobre o ícone do programa MagicScan a partir da janela do grupo MagicScan (ou sobre o ícone Magic Scan a partir da pasta Magic Scan). Se iniciar o Magic Scan por este método, pode guardar directamente a imagem digitalizada, após ter feito clique sobre o botão DIGITALIZAR. No entanto, se desejar modificar a imagem digitalizada em qualquer software de aplicação, deve abrir esse software de aplicação e abrir este ficheiro de imagem digitalizada.
- Faça clique sobre o botão PROVA para chamar a janela Prova. Faça clique sobre o botão GUARDAR para guardar a imagem. Note que a resolução da imagem é a resolução de apresentação (apenas 72 dpi).

Utilização do perfil em MagicMatch
Seleccionar o controlo MagicMatch. A lista sobreposta de Perfis de Impressora será activada nesta altura.
Localize a lista sobreposta de Perfis de Impressora.
Escolha o dispositivo de saída de dados pretendido a partir do menu sobreposto Perfis de Impressora.
Deve saber que impressora pretende utilizar para imprimir a imagem digitalizada. A partir do menu sobreposto, localize o perfil de impressora para a sua impressora e seleccione-o.
Faça clique sobre o botão DIGITALIZAR para digitalizar a imagem.
Imprima a imagem digitalizada.
Utilização do tabuleiro lateral ou do suporte de molduras/
Suporte de Filmes Negativos
Para digitalizar transparências, pode ter que utilizar um tabuleiro lateral ou um suporte de molduras para as colocar.
Os suportes das Molduras de Digitalização e dos Filmes Negativos devem ser utilizados com transparências e negativos. As Molduras de Digitalização são molduras finas, maleáveis, de forma rectangular, em plástico que podem conter um documento de origem de tamanho ligeiramente reduzido. As Molduras de Digitalização estão disponíveis em vários tamanhos, incluindo 35mm,120mm e 4 x 5 polegadas. O Suporte de Filmes Negativos é uma moldura rectangular em plástico com duas linhas, cada linha pode suportar 6 negativos. Uma tampa de borracha é colocada sobre o suporte de filmes para evitar que os negativos se dobrem enquanto estes se encontram no vidro de objectos do scanner. Os furos de orientação estão localizados nos lados curtos das molduras. Quando uma ou mais destas molduras são colocadas no vidro de objectos do scanner e o botão "Digitalizar" é premido, o scanner irá automaticamente detectar a existência de cada moldura, utilizando os furos de orientação como referência, e só irá incluir o que estiver dentro de cada Moldura de Digitalização na imagem de pré-vizualização resultante.
Para utilizar a Molduras de Digitalização e o Suporte de Filmes Negativos , siga os seguintes passos:
- Seleccione um tamanho de Moldura de Digitalização que irá conter o documento de origem original sem cobrir os furos de orientação.
- Seleccione a opção "Suporte de Molduras" do MagicScan se utilizar um suporte de molduras. Ou seleccione "Suporte de Filmes Negativos" se utilizar o Suporte de Filmes Negativos para os negativos. Para obter informações detalhadas acerca da utilização de suportes de molduras, consulte o Livro Electrónico do MagicScan.
- Abra a Moldura de Digitalização /Suporte de Filmes Negativos e coloque dentro o documento de origem, tendo o cuidado de não cobrir os furos de orientação.
- Levante a tampa do Scanner e coloque a Moldura de Digitalização /Suporte de Filmes Negativos e no vidro de objectos do scanner.
Nota: O Suporte de Filmes Negativos deve ser colocado verticalmente sobre o vidro de objectos do scanner e coloque a tampa de borracha por cima, conforme a ilustração acima. Caso contrário, a tarefa de digitalização não será concluída correctamente.
Levante o adaptador de transparências do Scanner e coloque a Moldura de Digitalização no vidro do scanner.
Alinhe cuidadosamente a Moldura de Digitalização para que fique exactamente paralela com uma das réguas à volta do vidro do objecto do scanner. Consegue fazer isto facilmente colocando a Moldura de Digitalização contra uma das réguas.
Nota: Apesar do desalinhamento não impedir a digitalização por parte do scanner, as partes da Moldura de Digitalização podem aparecer na digitalização resultante se a moldura não estiver perfeitamente alinhada.
- Siga os procedimentos básicos de digitalização para digitalizar as imagens.
Para digitalizar slides de 35mm, tem de utilizar um Tabuleiro de Slides.
- Coloque o slide de 35mm no tabuleiro de slides.
- Levante o adaptador de transparências do Scanner e coloque o tabuleiro de slides no vidro do objecto do scanner.
- Coloque os furos de orientação de modo a que o tabuleiro encaixe no vidro do objecto e que as margens do tabuleiro de slides fiquem alinhadas com as réguas no vidro do objecto do scanner.
Nota: Apesar do desalinhamento não impedir a digitalização por parte do scanner, as partes do Tabuleiro de Slides podem aparecer na digitalização resultante se a moldura não estiver perfeitamente alinhada.
- Escolha Tabuleiro de Slides de 35mm a partir do menu emergente original.
- Siga os procedimentos básicos de digitalização para digitalizar as imagens.
Execução de uma digitalização múltipla ou de uma digitalização em lote
Faça clique sobre a ferramenta Adicionar Moldura e em seguida faça clique, mantenha o botão premido e arraste.
Aparecerá uma nova moldura no interior da Janela Pré-Visualização ao arrastar o rato. Como alternativa, pode criar uma nova moldura através da selecção de "Nova" no menu moldura. Quando uma nova moldura é criada, ela é acrescentada à Lista de Trabalhos.
Ou, seleccione "Duplicar" a partir do menu Moldura, durante a execução de um trabalho de digitalização em lote, irá criar uma nova entrada na caixa de diálogo Lista de Trabalhos.
Escolha a Ferramenta Moldura e faça clique sobre a nova moldura para a seleccionar como activa. Quando a nova moldura (ou qualquer moldura subsequente) for seleccionada como activa, então todos os controlos do MagicScan aplicam-se apenas a essa moldura.
Nota: Quando uma nova moldura é acrescentada através da ferramenta Adicionar Moldura, pode ajustar a respectiva posição através da selecção da Ferramenta Moldura, e, em seguida, arrastar qualquer ponto no interior da nova moldura.
Defina todos os controlos de digitalização e de pré-processamento para a moldura activa, tal como efectuaria a digitalização de uma Única Imagem.
Confirme, elimine ou altere a nova linha correspondente na caixa de diálogo Lista de Trabalhos, conforme desejar.
Faça clique sobre o botão "Digitalizar" para iniciar o programa.
Quando estiver satisfeito com o programa de digitalização, escolha o botão "DIGITALIZAR" para iniciar a execução. Quando o programa estiver concluído, o scanner irá repousar e todas as linhas da Lista de Trabalhos apresentarão o estado "concluído". O MagicScan esperará então por nova acção pelo operador. Pode continuar a desenvolver os ficheiros da nova imagem no MagicScan ou pode escolher o botão "Sair" para regressar ao controlo da sua imagem digital.
Tenha em atenção que a "Digitalização Múltipla" digitaliza imagens múltiplas em processamento múltiplo de um scanner. "Digitalização em Lote"digitaliza imagens múltiplas num processamento do scanner.
Escolha "Digitalização em Lote" nas seguintes situações:
- Uma moldura representa um trabalho. Molduras(trabalhos) com as mesmas definições tal como MagicMatch, Filtro, Eliminação do Ecrã, Resolução… e por aí adiante, podem ser digitalizados rapidamente se seleccionar o modo Digitalização em Lote.
- Para digitalizar molduras (trabalhos) no interior de uma pequena área na Janela Pré-Visualização.
- As molduras sobrepõem-se ou têm as mesmas ou quase as mesmas definições de resolução.
Escolha "Digitalização Múltipla" nas seguintes situações:
- Definições diferentes para cada moldura de digitalização
- As molduras na Janela de Pré-Visualização são largamente dispersas
Digitalização de uma imagem CMYK
Uma imagem CMYK é normalmente utilizada para materiais de impressão. Para separar uma imagem a cores de uma imagem CMYK através do MagicScan, siga os seguintes passos:
- Escolha "Cor, CMYK" como modo de digitalização.
- Escolha uma definição de perfil de impressora a partir da lista sobreposta Perfis de Impressora. Deve escolher um perfil de impressora MagicScan que melhor descreva a impressora.
- Faça clique sobre o botão DIGITALIZAR.
- A imagem CMYK será apresentada na janela Principal da aplicação de edição de imagens.
Digitalização de uma imagem negativa
Assegure-se de que o adaptador de transparências está instalado no scanner.
Utilize o Suporte de Molduras para colocar a sua imagem negativa fotográfica.
Coloque o fixador de molduras no vidro de objectos do scanner. Consulte Colocar Documentopara informações mais detalhadas.
Escolha a origem de digitalização para a imagem negativa. Existem cinco opções adicionais para o UTA (Negativo) e estas só estão disponíveis para determinados tipos de scanner. Para os scanners que não possuam estas opções, é utilizada a opção predefinida. Seleccione a opção que corresponde ao tipo de filme utilizado no slide.
Escolha as outras definições de scanner tal como modo de digitalização, resolução, etc.
Faça clique sobre o botão DIGITALIZAR para digitalizar a imagem negativa.
Guardar e carregar definições de imagem
Os ficheiros de definições são registos externos das definições de controlo e de parâmetros do MagicScan. O MagicScan mantém também dois tipos de registos internos de controlo e definição de parâmetros. O primeiro tipo é apenas um registo de trabalho — a própria memória do MagicScan de quaisquer valores de parâmetros são determinados através das definições de controlo em qualquer momento determinado.
O segundo tipo de registo de definições interno é o registo do MagicScan dos parâmetros predefinidos de fábrica. Estas são as definições que aparecem na primeira vez que abre a janela MagicScan no monitor. Todos os controlos MagicScan podem regressar aos parâmetros predefinidos de fábrica em qualquer momento escolhendo "Repor Definições" a partir do menu Definições.
Para carregar definições de uma imagem, basta
- Escolher o comando Definições de Carregamento a partir do menu Definições. Aparece a caixa de diálogo Definições de Carregamento.
- Introduzir o nome do ficheiro que deseja carregar e fazer clique sobre OK.
- As definições de imagem anteriores são repostas e aplicadas na imagem digitalizada actual.
Para guardar definições de uma imagem, basta
- Terminar todas as definições do scanner que deseja guardar.
- Escolher o comando Guardar Definições a partir do menu Definições.
- Introduzir o nome do ficheiro que deseja guardar e fazer clique sobre OK.
- As definições actuais estão guardadas. Pode utilizar o comando Carregar Definições para carregar estas definições para a próxima imagem digitalizada.
Nota: Se modificou as definições de imagem que são carregadas através da utilização do comando Carregar Definições e se pretende guardar com outro nome do ficheiro, tem de escolher o comando Guardar Definições Como… Caso contrário, as definições existentes actuais serão substituídas se escolher o comando Guardar Definições.
Povar do resultado da digitalização da imagem
Para ter a certeza que a imagem digitalizada está correcta e é a que pretende obter, o MagicScan oferece-lhe uma maneira de provar a imagem digitalizada. Ajuda-o a verificar antecipadamente a imagem digitalizada antes de fazer clique sobre o botão DIGITALIZAR.
Para provar uma imagem:
- Faça clique sobre o Botão Pré-Visualização do MagicScan. Uma imagem pré-visualizada será apresentada na Janela Pré-Visualização.
- Ajuste as definições do scanner como desejar.
- Faça clique sobre o botão PROVA. A Janela Prova ficará sobreposta e a imagem digitalizada pré-visualizada será apresentada na totalidade de imagem do ecrã.
- Todos os ajustes de definições de imagem, com excepção da definição de resolução efectuados na janela de controlo do scanner serão aplicados na imagem digitalizada apresentada na Janela Prova.
- Verifique para ver se a imagem digitalizada está correcta.
- Faça clique sobre a ferramenta Aprimoramento para efectuar o aprimoramento de cor.
- Faça clique sobre o botão GUARDAR para guardar a imagem ou faça clique sobre o botão FECHAR para deixar de visualizar a imagem e para sair da Janela Prova.
- Faça clique sobre o botão DIGITALIZAR na Janela Pré-Visualização para executar a digitalização final.
Remoção de tinta de uma imagem digitalizada
Se acha que a imagem digitalizada não está correcta, isto é, que uma determinada cor de tinta da imagem digitalizada não é a que pretende, pode corrigi-la. Para resolver este problema , utilize a ferramenta Neutralizar para a corrigir.
- Faça clique sobre a ferramenta Aprimoramento na Janela Pré-Visualização. Aparece a caixa de diálogo Aprimoramento de Imagens.
- Faça clique sobre o separador Neutralizar.
- Coloque o contagotas na imagem do Exemplo 1 ou Exemplo 2.
- Escolha qualquer ponto da escala de cinzentos (ou preto e branco) da imagem e faça clique com o rato.
- A imagem será pintada de novo para apresentar o efeito.
Consulte ferramenta Neutralizar para mais informações.
Definição do ponto Destaque/Sombra
As ferramentas de Destaque e Sombra permitem-lhe efectuar comparações nas diferentes áreas da imagem. Estas ferramentas trabalham em conjunto com as barras de deslizamento de Destaque e Sombra no Painel de Controlo do Scanner. Assim, ao utilizar as ferramentas para efectuar uma alteração de contraste resultará no ajuste automático das barras de deslizamento para reflectir essas modificações e vice-versa.

|

|
Ferramenta Destaque |
Ferramenta Sombra |
Para utilizar as ferramentas Destaque e Sombra, faça clique sobre os respectivos ícones. Quando o cursor estiver na área de Pré-Visualização, ele toma a forma da ferramenta seleccionada. Quando a ferramenta Destaque estiver seleccionada, e fizer clique sobre qualquer ponto da área de pré-visualização, o nível de destaque é igual ao definido para o nível de brilho de um determinado pixel que faz parte desse ponto da imagem. A imagem prévisualizada será pintada de novo para apresentar o efeito.
Quando a ferramenta Sombra estiver seleccionada, e fizer clique sobre qualquer ponto da área de pré-visualização, o nível de sombra é igual ao definido para o nível de brilho do determinado pixel.na posição do cursor. A imagem prévisualizada será pintada de novo para apresentar o efeito.
Para fazer uma comparação entre dois pontos, vamos pegar na ferramenta Destaque como exemplo:
- Arraste o contagotas, enquanto mantem premido o botão do rato, até ao ponto que deseja comparar. Toda a imagem será pintada de novo de tal modo que as diferentes áreas de pixels contrastam mais intensamente.
- Através de selecção sucessiva de pixels, pode encontrar gradualmente a área mais brilhante da imagem. Ao libertar o botão do rato, a imagem será pintada de novo para apresentar o efeito total.
- Do mesmo modo, se pretende encontrar a área mais escura da sua imagem, utilize a ferramenta Sombra para seleccionar sucessivamente os pixels mais escuros.

|

|

|

|
Imagem Normal |
Defina Destaque de 130 |
Defina Sombra de 10 |
Defina Destaque de 130 e Sombra de 10. |